Skip to main content

Quando se fala em ambientes gastronômicos, há diversos fatores que garantem uma boa experiência para cliente. Além da boa comida e do bom atendimento, o design do restaurante, bar ou café também precisa ter grande relevância. Por isso, ao planejar o seu negócio, saiba que um ambiente decorado de acordo com o estilo de cozinha é essencial para a diferenciação do seu estabelecimento!

A importância do design

Ao decidir o design do seu restaurante, é preciso garantir que ele esteja em sincronia com o conceito e a proposta do empreendimento. Restaurantes fast-food, por exemplo, são projetados para refeições rápidas em um ambiente de alta rotatividade.

Restaurantes mais sofisticados, por sua vez, precisam acomodar os clientes por mais tempo, exigindo conforto. Além disso, é preciso combinar a aparência do restaurante com a sua marca, criando fácil identificação. Por isso, todos os elementos devem contribuir para a experiência gastronômica e para a promoção da marca.

Fácil circulação

Assegurar a circulação e a movimentação dos funcionários, bem como dos frequentadores, também é importante. O design do restaurante deve ser projetado para permitir que os clientes se acomodem facilmente, enquanto os garçons têm livre acesso aos corredores, entregando um serviço rápido, eficiente e organizado.

Conforto

Conforto é sinônimo de cliente satisfeito! E ter um cliente que permanece mais tempo à mesa significa um aumento no consumo e no faturamento do empreendimento. Por isso, é ideal investir em um ambiente confortável, que apresente bom mobiliário, iluminação aconchegante e boa acústica.

Mobiliário ideal

Escolher móveis também é essencial. Além de seguir o conceito do estabelecimento, eles precisam ser confortáveis. Também deve-se considerar o espaço disponível. Você não pode optar por poltronas grandes se o espaço é reduzido, certo?

E dois pontos importantes sempre devem ser considerados: manutenção e qualidade. Alguns materiais requerem mais manutenção do que outros, portanto a escolha deve garantir que não seja necessário fechar o local para a reforma do mobiliário. Além disso, não é recomendável comprar móveis residenciais para ambientes comerciais, já que podem danificar mais rapidamente pelo uso constante.

Iluminação e acústica

A iluminação é essencial para o design do restaurante, pois proporciona visibilidade para trabalhar e se locomover com segurança. Além disso, a iluminação influencia o ambiente e se reflete na experiência do cliente.

Espaços gastronômicos, em geral, são barulhentos. Seja pela música tocando ao fundo, ou pelas pessoas falando, a qualidade acústica do espaço tem um impacto significativo. Por isso, restaurantes devem ter móveis suaves e pisos acarpetados para a absorção do som, além de tetos falsos e superfícies macias para manter a acústica ideal.

Gostou das dicas? Aliadas ao design do seu empreendimento, certamente será mais fácil idealizar um ambiente que melhore a experiência de seus clientes e aumente a eficiência das operações do espaço.

 

Precisa de ajuda?