Skip to main content

ART WITNESS é a nossa nova categoria de catálogos, onde exploramos ensaios fotográficos em arquiteturas que são verdadeiras obras de arte. Exploramos os produtos Artesian nessas locações trazendo uma perspectiva ímpar.

A primeira edição é sediada na Casa MIC, localizada no bairro São Lourenço e é, até hoje, um ícone da arquitetura brutalista. Fundada por Manoel Coelho um ícone da arquitetura brasileira, Coelho foi um dos primeiros profissionais híbridos do Brasil, atuando como arquiteto e designer. Um aspecto a frente de sua época foi ter sempre em seu escritório um departamento especializado em design gráfico. Exemplos importantes foram os trabalhos de identidade visual feitos para cidade de Curitiba, nas gestões de Jaime Lerner e marcas de órgãos públicos que perduram até hoje, como a Rodoferroviária, Sanepar e Museu Oscar Niemeyer.

Inicialmente a escolha de uma casa tão importante da arquitetura brasileira foi de onde as primeiras ideias surgiram. Levando em conta o bem-sucedido projeto de retrofit, caracterizado pela atualização da paleta de cores mantendo a arquitetura original da casa praticamente intacta, a primeira decisão foi baseada nas cores. Em paralelo o mobiliário selecionado se baseia em nossos lançamentos desenvolvidos internamente por nossa equipe de design de produtos e engenharia de produção. Misturado a isso, temos clássicos do design de mobiliário e também novas parcerias com o estúdio Mezas e sua poltrona Coseno e também pelo estúdio Massimo e sua poltrona Emmet. O fato da casa ser de 1981 faz com que ela não se encaixe estritamente na estética brutalista. Isso é claro na mistura do concreto com alvenaria e nos interessantes recortes que são uma solução estética e funcional. Os níveis também influenciaram a setorização de cada peça. O resultado foi um set design que surgiu essencialmente da leitura arquitetônica da casa.

 

DOWNLOAD ART WITNESS #1

Precisa de ajuda?